Seqüência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
Professora ensinando língua estrangeira com o uso do Datashow. Exemplo de uma sequência didática. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Gênero Textual:
Catinga Popular Alecrim Dourado
Cantigas
Populares faz parte da tradição Folclórica Brasileira, conhecimentos passados
de geração em geração que alegram diferentes momentos individuais ou coletivos;
Seja na brincadeira de roda do grupo das crianças, na comunidade ou na família
como canção de ninar. Essas canções nos
traz verdadeiros sentimentos de tranqüilidade e alegria a ainda boas lembranças
de momentos compartilhados. Através de versos simples de fácil memorização e
repetição com rimas, despertam o interesse da criança pela aprendizagem de
forma agradável e alegre, que na maioria das vezes realizam as atividades durante a aula contente e cantando.Quando
chegam em casa logo os pais percebem que aprenderam uma nova canção na escola
sem perguntar diretamente,pois é tão agradável que se lembram da letra no
trajeto da escola para casa e assim segue cantando a semana toda.Uma verdadeira
oportunidade de aprender o que precisa de forma
agradável,feliz e produtiva.
Público Alvo: Turma
3º ano Alfabetização do Ensino Fundamental de 09 anos.
Tempo: Aproximadamente 5
aulas de 50 minutos cada.
Disciplinas
que podem ser abordadas de forma interdisciplinar:
ü Língua
Portuguesa
ü Matemática
ü Artes
ü Educação
Física
ü Ciências
ü Geografia
ü Informática
Conteúdos
que podem ser abordados de forma interdisciplinar:
ü Leitura
e Interpretação de texto; Palavra como unidade gráfica; Sílaba;
ü Relação
Número Quantidade;
ü Ilustração
da música;
ü Plantas;
Água;
ü Coreografia
da música: Movimentos e expressão;
ü Dialogando
sobre as características do Campo;
ü Finalidade
dos Espaços em branco entre as palavras;
Competências e habilidades de acordo com os conteúdos
propostos:
ü Ampliar a competência comunicativa do aluno;
ü Ler e
localizar informações explícitas em diferentes gêneros textuais;
ü Compreender a correspondência relação som /letra;
ü Reconhecimento
da palavra como unidade gráfica; Relacionar as unidades fonológicas com as
correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema.
ü Produzir
desenhos livres relacionado ao gênero
textual em estudo transmitindo informações explícitas ou implícitas através da
linguagem não-verbal; Identificar o número de palavras de uma frase, ou de um
texto tendo em vista os espaços em branco entre elas.
ü Dialogar
sobre os diferentes tipos de plantas e sua utilidade;
ü Descrever
características do Campo diferenciando-o da Cidade; Reconhecer as direções e o alinhamento da escrita fazendo uso
correto da página;
Desenvolvimento
1ª MOMENTO – Breve sondagem para
saber se alguém da turma já conhece a música que será apresentada. Iniciando a
aula no Laboratório de Informática Apresentar para os alunos no Datashow
vídeo da cantiga popular: Alecrim Dourado. Atividade coletiva de ler e cantar a
música;
2º MOMENTO – Oralidade: Analisar imagens relacionadas ao texto e letra da Cantiga Popular
no laboratório no Datashow de forma que o aluno da Turma que tem Baixa Visão participe e interaja como os
outros naturalmente na sala de aula regular,uma vez que a fonte da letra utilizando
este recurso Tecnológico e ampliada.
Dialogando sobre o
texto:
Alecrim,
Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor,
Que me disse assim:
Que a flor do campo,
é o
alecrim.
Ø Qual é
o assunto da música que ouvimos e cantamos?
Ø Quantas
vezes a palavra Alecrim se repeti no texto?
Ø Quantas palavras tem o texto?
Ø Você
conhece essa planta?Para que serve?Que outras plantas você conhece que podem
ser usadas como remédios ou na
culinária?
Ø De
acordo com a música onde o Alecrim nasceu?
Ø Podemos
encontrar essa planta em outros lugares?
3º
MOMENTO - Em sala de aula, distribuir para os alunos cópia impressa
da Música Alecrim Dourado. Sendo uma com
Fonte maior para o aluno com Baixa Visão. Cantar mais uma vez. Solicitar que
realizem uma ilustração sobre a música. Através desta atividade não-verbal expressarão sua compreensão sobre a música.
4º
MOMENTO - Reutilizar a cópia impressa do texto e realizar as atividades
de exploração textual:
Ø Circular
ou pintar os espaços em branco entre as palavras;
Ø Escrever
palavras que terminam com mesmo som;
Ø Contar quantas palavras tem o texto e escrever o
numeral correspondente;
Ø Escrever
no caderno as palavras distribuídas de acordo com o número de sílabas de cada
palavra:
Uma sílaba
|
Duas sílabas
|
Três sílabas
|
Obs: O aluno com baixa visão
receberá o texto com fonte de letra ampliada. Caso necessário utilizará lupa
para realizar as atividades;
5º
MOMENTO - Retornar
ao Lied-Laboratório de Informática ;Atividade Individual ou em dupla de acordo
com número de alunos presentes, pois a escola pela quantidade de máquinas, o
uso e dois alunos por computador;
Digitar a Música Alecrim
Dourado observando espaçamento em branco entre as palavras. A proposta dessa
atividade consolida a aprendizagem de
uso correto da página em relação a
orientação e alinhamento na escrita;E
ainda compreender a finalidade dos
espaços em branco entre as palavras;
Outra Solução Tecnologica para o aluno com baixa visão: Dosvox - é uma interface especializada que
se comunica com o usuário (em português)
por meio de síntese de voz, viabilizando, desse modo, o uso de computadores por
deficientes visuais. Vem sendo desenvolvido desde 1993 pelo Núcleo de
Computação Eletrônica da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, sob a Coordenação do Professor Antônio Borges. Dosvox- Foi
desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e adaptado à realidade
brasileira. Disponibiliza um sistema completo, incluindo desde edição de
textos, jogos, browser para navegação na Internet e utilitários falados, sendo
de baixa complexidade, de processamento rápido e gratuito;
Ampliadores
de Tela: LentePro; De Imagens: lupas eletrônicas;
Avaliação
Durante
a realização das atividades será observado a interação, participação dos alunos
tanto individual como coletiva; Suas expressões orais, escritas e não verbais
através da ilustração do texto;Verificando através das respostas dadas as
atividades solicitadas nos diferentes
momentos a compreensão dos conteúdos propostas.
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