Sequência Didática


Seqüência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.


Professora ensinando língua estrangeira com o uso do Datashow. Exemplo de uma sequência didática.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Gênero Textual: Catinga Popular  Alecrim Dourado
Cantigas Populares faz parte da tradição Folclórica Brasileira, conhecimentos passados de geração em geração que alegram diferentes momentos individuais ou coletivos; Seja na brincadeira de roda do grupo das crianças, na comunidade ou na família como canção de ninar. Essas  canções nos traz verdadeiros sentimentos de tranqüilidade e alegria a ainda boas lembranças de momentos compartilhados. Através de versos simples de fácil memorização e repetição com rimas, despertam o interesse da criança pela aprendizagem de forma agradável e alegre, que na maioria das vezes realizam as atividades  durante a aula contente e cantando.Quando chegam em casa logo os pais percebem que aprenderam uma nova canção na escola sem perguntar diretamente,pois é tão agradável que se lembram da letra no trajeto da escola para casa e assim segue cantando a semana toda.Uma verdadeira oportunidade de aprender o que precisa de forma  agradável,feliz e produtiva.
Público Alvo: Turma 3º ano Alfabetização do Ensino Fundamental de 09 anos.
Tempo: Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos cada.
Disciplinas que podem ser abordadas de forma interdisciplinar:
ü  Língua Portuguesa
ü  Matemática
ü  Artes
ü  Educação Física
ü  Ciências
ü  Geografia
ü  Informática
Conteúdos que podem ser abordados de forma interdisciplinar:
ü  Leitura e Interpretação de texto; Palavra como unidade gráfica; Sílaba;
ü  Relação Número Quantidade;
ü  Ilustração da música;
ü  Plantas; Água;
ü  Coreografia da música: Movimentos e expressão;
ü  Dialogando sobre as características do  Campo;
ü  Finalidade dos Espaços em branco entre as palavras;
Competências e habilidades de acordo com os conteúdos propostos:
ü  Ampliar  a competência comunicativa do aluno;
ü  Ler e localizar informações explícitas em diferentes gêneros textuais;
ü  Compreender  a  correspondência  relação som /letra;
ü  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica; Relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema.
ü  Produzir desenhos livres  relacionado ao gênero textual em estudo transmitindo informações explícitas ou implícitas através da linguagem não-verbal; Identificar o número de palavras de uma frase, ou de um texto tendo em vista os espaços em branco entre elas.
ü  Dialogar sobre os diferentes tipos de plantas e sua utilidade;
ü  Descrever características do Campo diferenciando-o da Cidade; Reconhecer as direções  e o alinhamento da escrita fazendo uso correto da página;
Desenvolvimento
 1ª MOMENTO – Breve sondagem para saber se alguém da turma já conhece a música que será apresentada. Iniciando a aula no Laboratório de Informática Apresentar para os alunos no Datashow vídeo da cantiga popular: Alecrim Dourado. Atividade coletiva de ler e cantar a música;
         Música Disponível em: Palavra Cantada https://www.youtube.com/watch?v=P7Fb3myaz9g
                Alecrim - Bia&Nino [vídeo infantil]  https://youtu.be/ZsYz04pinGk

  2º MOMENTO – Oralidade: Analisar  imagens  relacionadas ao texto e letra da Cantiga  Popular  no laboratório  no  Datashow  de forma que o aluno da Turma que tem  Baixa Visão participe e interaja como os outros naturalmente na sala de aula regular,uma vez que a fonte da letra utilizando este recurso Tecnológico e ampliada.
 Dialogando sobre o texto:
                                         Alecrim,
                         Alecrim dourado
                         Que nasceu no campo
                         Sem ser semeado

                         Foi meu amor,
                         Que me disse assim:
                         Que a flor do campo,
                         é o alecrim.

Ø  Qual é o assunto da música que ouvimos e cantamos?
Ø  Quantas vezes a palavra Alecrim se repeti no texto?
Ø  Quantas  palavras tem o texto?
Ø  Você conhece essa planta?Para que serve?Que outras plantas você conhece que podem ser usadas  como remédios ou na culinária?
Ø  De acordo com a música onde o Alecrim nasceu?
Ø  Podemos encontrar  essa planta em outros lugares?

3º MOMENTO - Em sala de aula, distribuir para os alunos cópia impressa da Música  Alecrim Dourado. Sendo uma com Fonte maior para o aluno com Baixa Visão. Cantar mais uma vez. Solicitar que realizem uma ilustração sobre a música. Através desta atividade não-verbal  expressarão sua compreensão sobre a música.

4º MOMENTO - Reutilizar a cópia impressa do texto e realizar as atividades de exploração textual:
Ø  Circular ou pintar os espaços em branco entre as palavras;
Ø  Escrever palavras que terminam com mesmo som;
Ø  Contar  quantas palavras tem o texto e escrever o numeral correspondente;
Ø  Escrever no caderno as palavras distribuídas de acordo com o número de sílabas de cada palavra:

Uma sílaba
Duas sílabas
Três sílabas


Obs: O aluno com baixa visão receberá o texto com fonte de letra ampliada. Caso necessário utilizará lupa para realizar as atividades;
5º MOMENTO  - Retornar ao Lied-Laboratório de Informática ;Atividade Individual ou em dupla de acordo com número de alunos presentes, pois a escola pela quantidade de máquinas, o uso e dois alunos por computador;
Digitar a Música Alecrim Dourado observando espaçamento em branco entre as palavras. A proposta dessa atividade consolida a aprendizagem  de uso correto da página  em relação a orientação e alinhamento na  escrita;E ainda compreender a finalidade  dos espaços em branco entre as palavras;
                                      Outra Solução Tecnologica para o aluno com baixa visão:  Dosvox - é uma interface especializada que se comunica com o  usuário (em português) por meio de síntese de voz, viabilizando, desse modo, o uso de computadores por deficientes visuais. Vem sendo desenvolvido desde 1993 pelo Núcleo de Computação Eletrônica  da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a Coordenação do Professor Antônio Borges. Dosvox- Foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e adaptado à realidade brasileira. Disponibiliza um sistema completo, incluindo desde edição de textos, jogos, browser para navegação na Internet e utilitários falados, sendo de baixa complexidade, de processamento rápido e gratuito;
                                                  Ampliadores de Tela: LentePro; De Imagens: lupas eletrônicas;
                                    PROJETO DOSVOX :  Disponível em Link  http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/
Avaliação
Durante a realização das atividades será observado a interação, participação dos alunos tanto individual como coletiva; Suas expressões orais, escritas e não verbais através da ilustração do texto;Verificando através das respostas dadas as atividades solicitadas  nos diferentes momentos a compreensão dos conteúdos propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário